Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Minha receita de Pirarucu de Casaca

1,2 kg aproximadamente de pirarucu seco,
2 cebolas médias,
1 pimentão grande (verde ou vermelho),
4 colheres de sopa de azeite,
1 vidro de leite de coco,
2 xícaras de farinha de mandioca (compre na feira),
1 pacote de coco ralado,
4 colheres de sopa de margarina,
4 ovos,
5 bananas da terra maduras,
1 xícara de salsa e cebolinha picadas.

Modo de fazer:

Deixe o pirarucu de molho com água na geladeira de um dia para o outro, trocando a água de vez em quando. Ferva o pirarucu em uma panela com bastante água por 15 minutos, escorra, desfie e reserve.

Faça uma farofa, fritando ligeiramente os ovos mexidos e os reservando, doure levemente o coco na margarina, acrescente a farinha e mexa por 5 minutos ao fogo. Retire do fogo, acrescente os ovos e coloque no fundo de um refratário grande.

No azeite refogue a cebola e o pimentão em tiras, acrescente o pirarucu desfiado, e deixe refogar um pouco mais sempre mexendo. Junte o leite de coco, retire do fogo e espalhe sobre a farofa.

Corte as bananas ao comprido em tiras finas, frite em pouco óleo e as arranje sobre a travessa. Espalhe por cima a salsa e cebolinha e sirva imediatamente, ou esquente no forno na hora de servir.

Fica maravilhoso! Sirva com arroz branco ou sem acompanhamento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...