Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Frango com quiabo light


Esta é uma receita simples e muito saborosa, é light por que retiro a pele e a gordura do frango. Gosto de fazer apenas com coxas e sobrecoxas, que ficam mais macias e tem muito sabor!

2 kg de coxas e sobrecoxas (ou as partes que desejar) de frango;
1 cebola grande picada;
3 dentes grandes de alho amassados;
1 pimentão vermelho pequeno picado;
2 tomates maduros picados;
1 xícara de salsa e cebolinha picadas;
600 a 800 gr. de quiabo;
sal grosso (1 colher de sopa), pimenta e alecrim;
2 colheres de sopa de óleo.

Tire a pele e a gordura do frango, e o tempere com o sal, pimenta (gosto da vermelha seca) e alecrim, por pelo menos 2 horas antes de preparar o frango.

Doure o frango dos dois lados em frigideira antiaderente com um fio de óleo. Enquanto isso faça um refogado com o restante do óleo, o alho, a cebola e o pimentão. Junte o tomate e o frango já dourado e uma xícara de água. Prove e ajuste o sal e a pimenta, e deixe cozinhar em fogo médio por 30 ou 40 minutos, com a panela semifechada.

Lave os quiabos (escolha os menores, mais tenros e verdes), e retire as duas pontas e deixe-os inteiros. Quando o frango estiver macio acrescente-os na panela, levantando os pedaços de frango e deixando-os embaixo. Deixe cozinhar por mais 10 ou 15 minutos com a panela aberta. Acrescente a salsa e cebolinha e desligue o fogo.

Sirva com arroz branco e polenta. Se quiser variar experimente colocar maxixe ao invés do quiabo!

3 comentários:

  1. Só o carinho que você fala de sua mãe da para ver que tudo que v faz é com muito amor o que torna a vida saborosa.
    Um grde abraço. Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Flor! O amor é mesmo o tempero da vida, e cozinhar com amor nutri a família! Beijos!

      Excluir
  2. Me coloquei como Anônimo pq não tenho nenhuma das contas sugeridas mas meu email é florenca2010@hotmail.com um abraço . Flor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...