Bacalhau com natas


Esta receita é boa demais! Para comer e pedir bis muitas vezes!

1 e 1/2 kg. de bacalhau do Porto, já dessalgado e cozido, reserve 1 xícara da água do cozimento,
1 kg. de batatas,
3 cebolas médias,
3 dentes de alho,
1/2 xícara de azeite,
1 pote de creme de leite fresco,
leite de vaca,
3 colheres de sopa de farinha de trigo,
1/2 xícara de queijo parmezon ralado na hora,
noz moscada,
pimenta do reino.

Para preparar o bacalhau:

Tire a pele e a espinha central do bacalhau, lave e ponha de molho numa bacia com água durante 2 dias, trocando a água de vez em quando. Depois afervente, escorra e guarde parte da água do cozimento. Com as mãos quebre o bacalhau em placas e reserve.

Para o creme:

Corte 1 das cebolas miudinho, junte aos alhos socados e frite com 3 colheres de azeite numa panela grande. Quando dourados acrescente as 3 colheres de sopa de farinha de trigo, mexa e junte o creme de leite e a xícara de água do cozimento do bacalhau. Mexa até começar a engrossar e se necessário junte leite até ficar um creme de textura média. Acrescente 1 colher de chá de noz moscada e pimenta do reino moídas. Prove o sal e acrescente mais se necessário.

Para montar o prato:

Cozinhe as batatas descascadas em fatias grossas de 1 dedo de espessura. Frite-as até dourarem dos dois lados em uma frigideira com teflon, com 3 colheres de azeite. Forre um pirex grande com elas.

Corte as 2 cebolas restantes em meias luas e as frite com o azeite restante na frigideira com tefon, até dourarem. Espalhe as cebolas fritas sobre as batatas. Então faça uma camada com as lascas de bacalhau. Cubra tudo com o creme branco e espalhe por cima o queijo parmezon. Leve ao forno quente até começar a dourar o queijo, então sirva e prepare-se para os elogios que não irão faltar!

Este prato fica muito bem acompanhado com o arroz de brócolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHUTNEY DE MANGA

Arroz com brócolis

Bolo de arroz integral e cacau, sem glúten e sem lactose