Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bacalhau com natas


Esta receita é boa demais! Para comer e pedir bis muitas vezes!

1 e 1/2 kg. de bacalhau do Porto, já dessalgado e cozido, reserve 1 xícara da água do cozimento,
1 kg. de batatas,
3 cebolas médias,
3 dentes de alho,
1/2 xícara de azeite,
1 pote de creme de leite fresco,
leite de vaca,
3 colheres de sopa de farinha de trigo,
1/2 xícara de queijo parmezon ralado na hora,
noz moscada,
pimenta do reino.

Para preparar o bacalhau:

Tire a pele e a espinha central do bacalhau, lave e ponha de molho numa bacia com água durante 2 dias, trocando a água de vez em quando. Depois afervente, escorra e guarde parte da água do cozimento. Com as mãos quebre o bacalhau em placas e reserve.

Para o creme:

Corte 1 das cebolas miudinho, junte aos alhos socados e frite com 3 colheres de azeite numa panela grande. Quando dourados acrescente as 3 colheres de sopa de farinha de trigo, mexa e junte o creme de leite e a xícara de água do cozimento do bacalhau. Mexa até começar a engrossar e se necessário junte leite até ficar um creme de textura média. Acrescente 1 colher de chá de noz moscada e pimenta do reino moídas. Prove o sal e acrescente mais se necessário.

Para montar o prato:

Cozinhe as batatas descascadas em fatias grossas de 1 dedo de espessura. Frite-as até dourarem dos dois lados em uma frigideira com teflon, com 3 colheres de azeite. Forre um pirex grande com elas.

Corte as 2 cebolas restantes em meias luas e as frite com o azeite restante na frigideira com tefon, até dourarem. Espalhe as cebolas fritas sobre as batatas. Então faça uma camada com as lascas de bacalhau. Cubra tudo com o creme branco e espalhe por cima o queijo parmezon. Leve ao forno quente até começar a dourar o queijo, então sirva e prepare-se para os elogios que não irão faltar!

Este prato fica muito bem acompanhado com o arroz de brócolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...