Bife Wellington



Neste Natal quisemos fazer algo diferente de tudo que já fizemos, e por que não, o bife Wellington?  A receita é do Claude Troigrois e ficou uma marravilha, e ele teria orgulho de nós! É um prato sofisticado, leva mais tempo no preparo mas não é difícil.

Muitas mãos reunidas e mãos à obra! Foi mais fácil do que esperávamos, embora a montagem dê um pouco mais de trabalho; a massa folhada fizemos aqui em casa e a receita está neste blog. Não usei o creme de leite no purê de cogumelos.

PURÊ DE COGUMELOS

250g cogumelos Paris frescos,
água suficiente,
meia cebola pequena picada,
2 dentes de alho picados,
100ml creme de leite fresco,
sal
pimenta-do-reino moída na hora,
azeite.

Corte os cogumelos em pedaços. Bata aos poucos no liquidificador com um pouco de água até formar um creme. Se precisar, acrescente mais água. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture o purê de cogumelos, tampe a panela e mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira até ficar firme.

FILÉ MIGNON

1 peça de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico,
sal,
pimenta-do-reino moída na hora,
temperos frescos (orégano, alecrim, tomilho, etc.),
azeite.

Tempere o filé dos dois lados com os temperos, sal e pimenta a gosto; deixe marinar por meia hora. Coloque azeite em uma panela bem quente e doure o filé dos dois lados, evitando espetá-lo com um garfo ou faca. Depois de pronto, deixe escorrer em um escorregador ou peneira.

MONTAGEM

14 fatias finas de presunto de Parma,
400g massa folhada caseira ou congelada (encontrada nos melhores supermercados),
1 gema.

Em uma superfície lisa, abra uma folha de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme, sem deixar espaço entre elas. Cubra o presunto com o purê de cogumelos, espalhando bem. Coloque o filé sobre o purê e, com a ajuda da folha de papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Guarde na geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada. Retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Pincele com a gema misturada a umas gotas de azeite.

 Leve ao forno em temperatura média pré-aquecido até dourar a massa.

MOLHO
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
pimenta branca em grãos
tomilho
louro
alecrim
½ xícara de chá de vinagre balsâmico
1 xícara de chá de vinho do porto tinto
1 xícara de chá de vinho tinto syrah
250g manteiga gelada
sal

Na mesma panela em que foi feito o filé, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture alecrim, tomilho e louro a gosto. Amasse a pimenta com uma faca e junte ao refogado. Junte o vinagre balsâmico, o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar. Acrescente o vinho tinto e deixe reduzir até ¾ do total. Bata o molho no liquidificador com a manteiga e tempere com sal.

FINALIZAÇÃO

Reaqueça o molho. Retire o Bife Wellington do forno, corte em fatias e disponha em pratos. Coloque o molho por cima. Se quiser, decore com ervas frescas e sirva com batatas gratinadas. E parabéns, depois deste desafio você está pronto(a) para fazer o que mais quiser na cozinha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suflê de chuchu, sem glúten e sem lactose

Bolo de Fubá sem glúten e sem lactose

Biscoitos de polvilho sem glúten