Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Lasanha de berinjela da Júlia


Minha sobrinha fez esta lasanha para nós ao voltar de Paris, delícia!

3 (grandes) ou 4 (médias) berinjelas,
600 gr. de carne moída aproximadamente,
4 ou 5 tomates maduros picados,
3 dentes de alho socados,
1 cebola grande bem picada,
pimenta do reino,
sal,
3 colheres de sopa de azeite ou óleo,
1/2 xícara de salsa e cebolinha picadas,
1 colher rasa de orégano,
350 gr. de muçarela em fatias (o fabricado pela Polenghi derrete e incorpora à lasanha),
350 gr. de queijo Emenhtal em fatias.

Cozinhe rapidamente as berinjelas no vapor com a pele, cortadas em rodelas de 1cm com um pouco de sal, somente até elas amolecerem levemente. Reserve.

Refogue no azeite o alho, a cebola e por fim o tomate. Acrescente a carne moída, a salsa, cebolinha e o orégano, coloque sal e pimenta a gosto. Cozinhe em fogo baixo até ficar um molho espesso.

Para montar disponha em um pirex grande e alto as fatias de berinjela, o molho, fatias de muçarela e queijo, fazendo duas ou três camadas. Termine com o queijo. Asse no forno médio por 25 a 30 minutos, até o queijo derreter. E, se prepare para os elogios!

Como variação substitua o queijo Emenhtal por ricota fresca amassada com um pacotinho de creme de leite, temperada com sal e manjericão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...