Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bobó de camarão

Esta é uma de minhas especialidades. O segredo está nos ingredientes, o camarão precisa ser fresco e grande e a mandioca deve ser macia, por isso a mais indicada é a amarela, que além de derreter, também dá um colorido especial e um sabor adocicado ao bobó.
Este prato delicioso é realmente simples de preparar. Peça aos homens da casa, se houverem, para amassarem o aipim, é a parte mais trabalhosa.

2 kg de mandioca amarela (é mais macia que a branca) descascada e cozida na panela de pressão por meia hora,
2 kg de camarão grande fresco descascado,
4 dentes de alho amassados,
1 cebola grande ou duas médias picadas,
1 pimentão vermelho picado,
2 tomates grandes picados
1 colher de sopa cheia de sal,
1 colher de sopa rasa de açafrão,
1 colher de sopa  bem rasa de pimenta vermelha seca (ou algumas gotas de pimenta em conserva),
1 xícara de salsa e cebolinha picadas,
2 vidros pequenos de leite de coco ou 1 vidro grande,
1/2 xícara de azeite,
reserve um pouco da água em que cozinhou a mandioca, caso seja necessário mais caldo.

Numa panela grande refogue no azeite o alho e a cebola, junte os pimentões, os tomates e por fim os camarões. Tempere com sal, pimenta e açafrão. Assim que os camarões ficarem vermelhos junte a mandioca cozida bem amassada, o leite de coco e o cheiro verde. Sempre mexendo verifique o sal e se necessário acrescente um pouco da água da mandioca. Sirva com arroz branco e se apronte para os elogios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...