Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bolo gelado de limão


Fiz hoje para comemorar meu aniversário! Ficou uma delícia!

Para a massa:

3 ovos,
1 e 1/2 xícaras de açúcar,
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo,
raspas de 1 limão,
gotinhas de essência de baunilha,
1 colher de sopa de fermento em pó.

Para a cobertura:

3/4 de xícara de suco de limão,
raspas de 1 limão,
1 xícara e meia de açúcar de confeiteiro,
3 gemas,
1 xícara de água,
1 colher de sopa quase cheia de maizena,
1 pacote de coco em tirinhas adoçado.

Modo de fazer:

Para a massa de pão de ló bata as claras até o ponto de neve, acrescente as gemas e continue a bater, acrescente a água e continue batendo,  da mesma forma o açúcar, as gotas de baunilha, depois a farinha de trigo, por último as raspas de limão e o fermento.

Coloque para assar no forno com temperatura média, em forma retangular média, ou redonda grande, untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Retire quando dourar.

Para a cobertura ferva o suco de limão, com as raspas e 3/4 de xícara de açúcar confeiteiro. À parte misture bem as gemas com o restante do açúcar, a maizena e a água. Acrescente aos poucos, misturando sempre, o caldo que ferveu; leve tudo ao fogo novamente, mexendo até engrossar. 

Despeje a calda sobre o bolo furado com o garfo. Por cima salpique o coco e coloque na geladeira para gelar. E bom apetite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...