Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

domingo, 6 de novembro de 2011

Bacalhau a Gomes Sá


Este é um prato que minha mãe fazia em dias especiais, então eu fiz minha versão neste último domingo para comemorar nossa nova cozinha (ainda sem armários...)!

1 e 1/2 kg de bacalhau do porto (tire a pele ainda seco e ponha de molho na água na geladeira 2 dias antes, trocando a água de vez em quando),
1 e 1/2 kg de batata bolinha,
1 kg de cebolas pequenas,
8 dentes de alho, 
4 tomates,
6 ovos cozidos,
1 xícara de azeitonas,
1 maço de couve manteiga,
1 xícara de salsa e cebolinha picadas.

Afervente o bacalhau numa panela com água. Reserve 1 l. desta água e escorra o bacalhau.

Nesta água que você reservou (se estiver muito salgada misture com água - em quantidade suficiente para apenas cobrir os ingredientes) ponha para cozinhar as batatas, cebolas e dentes de alho.

Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até começarem a ficar macios, então acrescente os tomates cortados em meia lua, as azeitonas, parte da salsa e cebolinha e o bacalhau partido em pedaços médios; misture levemente e por último ponha as folhas de couve dobradas e enroladas uma à uma (tire o talo das couves, dobre, enrole e espalhe pela panela) e o azeite.

Deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até a couve ficar macia.

Arrume em uma travessa grande, por último coloque os ovos abertos ao meio com o restante da salsa e cebolinha.

Basta de acompanhamento arroz branco, vinho e muita alegria. Agora é só comemorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...