Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

domingo, 6 de novembro de 2011

Risoto de aspargos


Para aquele almoço ou jantar especial!

Lave e corte as pontas do talo de um maço de arpargos frescos. Em uma panela média deixe ferver 2 dedos de água com 1 colher de café de sal e uma boa pitada de bicarbonato de sódio (ele faz com que as verduras cozidas fiquem bem verdinhas e macias rapidamente), acrescente os aspargos e deixe cozinhar por 5 minutos ou até ficarem macios (não deixe cozinhar demais ou eles se desmancharão). Corte os aspargos cozidos na diagonal com cerca de 2cm, reserve.

Refogue até dourar em 3 colheres de sopa cheias de óleo:
1 cebola roxa média cortada bem miudinha,
4 dentes de alho,
Acrescente 2 xícaras cheias de arroz para risoto (não precisa lavar), e refogue um pouco mais.

Enquanto isso coloque cerca de 2 l. de água para ferver em outra panela com galhos de temperos frescos, como tomilho, manjericão, sálvia, orégano, alecrim e folhas de louro. Eu prefiro usar esta mistura de temperos a usar caldo de carne industrializado!

Vá despejando 2 conchas desta água fervente no arroz sempre que começar a secar. Mexa com frequência.

Quando o arroz estiver ficando macio acrescente:
3 colheres de sopa de manteiga,
os aspargos cozidos e picados,
1/2 xícara de queijo parmezon ralado no ralo grosso (compre o queijo fresco e rale em casa).
Mexa levemente, deixe ficar cremoso e sirva imediatamente em uma bela travessa, salpique por cima 1/2 xícara de parmezon ralado.

Este prato é um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas, e é delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...