Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2011

Arroz com brócolis

Imagem
Tem aqui um segredinho para fazer o arroz ficar bem verdinho, é o bicarbonato de sódio. Confira! 1 maço de brócolis fresco lavado (corte somente a ponta dos talos), 3 ou 4 xícaras de arroz já pronto, 1 colher de sopa de sal, 1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio, 3 colheres de sopa de manteiga. Coloque para ferver uma panela grande com 1/3 de água, o sal e o bicarbonato de sódio. Quando ferver coloque o brócolis mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos ou até o brócolis ficar macio. Reserve 1/2 copo desta água e escorra o brócolis, picando-o bem. Deixe derreter em uma panela grande a manteiga, junte o brócolis já cozido e picado e deixe refogar um pouco, junte a água reservada e deixe refogar mais um pouco. Acrescente então o arroz já cozido e mexa até esquentá-lo bem. Sirva em uma travessa e bom apetite!

Arroz à espanhola

Imagem
Não sei se é realmente de origem espanhola, minha mãe o chama assim, e ele sempre faz sucesso à mesa! 3 xícaras de arroz pronto (pode ser aquele de véspera que ficou na geladeira), 1 cenoura média ralada no ralo grande ou cortada em tirinhas bem finas, 1 pimentão médio cortado bem fininho, 1/2 xícara de uvas passas, 3 colheres de sopa de azeite. Numa panela esquente o azeite e coloque a cenoura ralada, frite um pouco e acrescente o pimentão, frite mais um pouco e acrescente as uvas passas. Mexendo sempre acrescente o arroz já pronto até esquentá-lo bem. Sirva numa travessa e bom apetite!

Bolo de milho verde com côco

Imagem
Simples e perfeito! 5 espigas de milho verde debulhadas, 1 vidro de leite de côco, a mesma medida de leite, 1 e 1/2  xícaras de açúcar, 1 pacote de côco ralado, 3 ovos, 2 colheres de sopa de margarina. Bater no liquidificador e assar em forma de furo no meio, untada e enfarinhada. Asse em em temperatura média. Agora, resista se puder!

Bolo de Mel

Imagem
  Esta fui eu que inventei, e deu certo! Bater na batedeira: 3 ovos, 1  xícaras de açúcar, 3/4 de xícara de mel, ½ de xícara de cachaça, ¾ de xícara de óleo, 1 colher de chá de canela em pó, ½ colher de chá de noz moscada ralada, 2  e 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento. Assar em forma untada e enfarinhada, em temperatura média. Cobrir com 100gr. de chocolate em barra e ½ lata de creme de leite derretidos em banho Maria. E divirta-se!

Bolo de Laranja

Imagem
Este bolo fica ardidinho na medida certa! Bater no liquidificador: 3 ovos, 3/4 de  xícara de óleo, 1 laranja média em pedaços (com casca, e sem as sementes). Acrescentar mexendo bem numa bacia: 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento. Asse em tabuleiro ou forma com furo, untado com margarina e polvilhado com farinha. 2 xícaras de açúcar,  

Bolo de Cenoura

Imagem
Tudo bem que todo mundo já tem esta receita, mas é sempre bom lembrar! Bater no liquidificador: 2 cenouras grandes e cruas cortadas em pedaços, 3/4 de copo de óleo, 1/2 copo de água, 3 ovos, 2 xícaras de açúcar, 1 colher rasa de canela, noz-moscada ralada e raspas de laranja. Acrescentar em uma bacia, misturando: 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento. Asse em tabuleiro ou forma com furo, untado com margarina e polvilhado com farinha. Para cobertura, levar ao fogo até ferver e despejar sobre o bolo furado com garfo a seguinte mistura: 6 colheres de sopa de leite, 6 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de margarina. Despejar quente sobre o bolo furado com o garfo. E agora ao ataque!

Bombinhas

Imagem
Creio que esta também é do fundo do baú! Bombinhas fáceis de fazer para deliciar a garotada num lanchinho especial! Para a massa:  2 xícaras de água, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de café de sal, 2 colheres de chá de fermento, 4 ovos. Ferver a água com a manteiga e o sal. Colocar a farinha, tirar do fogo e bater com uma colher de pau. Quando esfriar colocar os ovos batendo bem. Faça bolinhas com a ajuda de duas colheres de sopa. Asse em tabuleiro untado em forno quente. Abra-as ao meio e recheie com seu recheio preferido. Para o recheio de doce de leite cozinhe uma lata de leite condensado por 30 min (após a fervrura) em panela de pressão. Para o recheio de brigadeiro, faça-o como de costume e acrescente depois de frio um pacote de creme de leite.  Para variar experimente recheá-las com um recheio salgado, como atum ou frango desfiado e temperado. 

Pão de Mel

Imagem
Fácil e muito gostoso! Esta receita é da Márcia lá de Florianópolis, mas que hoje mora em Brasília. 350 g   de farinha de trigo, 150 g de castanha do Pará moída, 1 cálice de mel, 1 cálice de cachaça, 200 g de açúcar, 2 ovos, 1 colher de chá de canela, cravo e noz moscada em pó misturados, 1 colher de chá de bicarbonato em pó. 1colher de sobremesa rasa de fermento em pó. Misture tudo, faça os biscoitos e coloque em forma untada e polvilhada com farinha. Asse no dia seguinte, e retire do forno o biscoito ainda mole observando que o fundo do mesmo já está corado (vire um biscoito com este fim). Cubra com chocolate em barra derretido. E agora resista se for capaz!

Quindão

Imagem
Não há como se deliciar com este quindão fácil de fazer! 1 kg de açúcar, 2 xícaras de água, 2 colheres de chá de baunilha, 2 colheres de chá de margarina, 6 ovos inteiros, 6 gemas, 4 xícaras de coco ralado. Fazer uma calda com o açúcar e a água em ponto de fio (quando a calda escorre da colher formando um fio - não mexa a calda). Tirar do fogo e acrescentar a margarina e a baunilha sem mexer. Quando esfriar juntar os ovos e as gemas uma à uma, misturando bem, e depois o coco. Untar uma forma grande de furo no meio, e polvilhar com açúcar. Assar em banho Maria, este detalhe é muito importante! Desenforme depois de gelado, e mantenha na geladeira. Agora divirtam-se!

Sorvete de Creme

Imagem
Simplesmente gostoso... Misture com frutas picadas, e tenha um delicioso sorvete de frutas. Faça a receita dobrada, ou triplicada, ou ela vai acabar rápido demais... 1 lata de leite condensado cozido por 15 minutos na panela de pressão, ½ litro de leite, 4 colheres de sopa de açúcar, 250 g de creme de leite fresco gelado e batido. Misturar ao fogo os 3 primeiros ingredientes, até ficarem bem ligados. Quando esfriar juntar o creme de leite, levar ao freezer, e bater por mais 2 vezes enquanto gela. Sirva com folhinhas de hortelã e frutas vermelhas picadas.

Massa Folhada

Imagem
Com esta massa faça tortas doces ou salgadas; enrole para fazer uma apfelstrudel, ou enrole com recheio salgado (de palmito, camarão, bacalhau, frango, presunto e queijo...); ou forre a forma, recheie e cubra com o restante, pincele com gema e um pouquinho de óleo e leve para assar. Não precisa untar a assadeira. Para salgadinhos corte em quadrados de 6 cm, recheie com  pedacinhos de queijo e goiabada, ou presunto e fios de ovos, ou damasco e queijo provolone; vire duas pontas para cima fixando-as uma na outra, pincele com gema e um pouquinho de óleo, e leve para assar em uma grande assadeira (não precisa untar). Sugiro que você faça a massa dupla, depois de pronta use a metade e congele a outra metade enrolada em filme plástico para usar um outro dia. Para uma massa: 250 g de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de manteiga (não use margarina!), 2 gemas, 1 copo pequeno de água com sal. Mistura-se com as pontas dos dedos, por último junte aos poucos a água até da

Queijadinha de assadeira

Imagem
Não dá para lembrar deste doce sem água na boca! Faça e deleite-se! 3 copos americanos de açúcar (250 ml), ½ litro de leite, 4 ovos, 100 g de queijo ralado (compre o pedaço e rale, é muito melhor!), 100 g de coco ralado, 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo, 1 colher de sopa de margarina. Bater no liquidificador e assar em tabuleiro untado e polvilhado de farinha.

Pudim de Geladeira

Imagem
    Inacreditavelmente fácil e gostoso! 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 vidro pequeno de leite de coco, 1 pacote de gelatina sem sabor derretido em um pouco d’água. Bater no liquidificador, colocar para gelar em forma caramelizada. Desenforme e enfeite com ameixas secas sem caroço.

Muffin de Aveia e Banana

Imagem
Para as crianças crescerem fortes... Bata no liquidificador: 3 bananas nanicas em rodelas, 1 xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de óleo, 2 ovos. Acrescente: 1 e ½ xícaras de aveia em flocos, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1 e ½ xícaras de farinha de trigo, ½ xícara de uvas passas, ½ xícara de nozes levemente picadas (ou substitua por castanha do Pará ou amêndoas). Misture tudo, asse em forminhas untadas e salpicadas de farinha. Salpique com aveia e canela por cima, e chame a garotada!

Papos de Anjo

Imagem
Talvez esta seja uma receita do fundo do baú, mas é um delícia! Fica muito bonita para fazer no Natal, e festejar! Para a massa: 2 claras, 6 gemas, 1 colher de chá cheia de fermento em pó, 1 colher de sobremesa cheia de farinha de trigo, Bata as claras em neve, junte as gemas, uma a uma, até dobrar de volume. Adicione o fermento e a farinha peneirados e bata até formar um creme firme. Despeje em forminhas untadas e polvilhadas com farninha de trigo, e asse em temperaturas média até corar. Retire das forminhas com a ajuda de uma faca e distribua em uma travessa funda e bonita. Para a calda: ½ kg de açúcar, 1 colher de chá de essência de baunilha, 2 copos de água. Faça uma calda rala sem mexer. Depois da calda fria despeje sobre os papos de anjo. Deixe gelar na geladeira antes de servir.

Bolo de Fadas

Imagem
Esta receita é da mestra Reiki Ivone Duarte, e não poderia ficar de fora! Leva um pouco de tudo e fica perfeito. Em uma bacia misture: 1 xícara e meia de farinha de trigo, 1 xícara de farinhas e cereais diversos: aveia, linhaça, granola, farinha de rosca, e ou o que mais você tiver, 1 xícara e meia de açucar mascavo (ou açucar cristal), 1 ovo, 3/4 de xícara de óleo, 1 colher de sopa cheia de canela, noz moscada em pó, cravos amassados, gengibre em pó. Acrescente: 1 maça cortada em cubinhos, 1 banana cortada em cubinhos, 2 colheres de sopa de uvas passas, outras frutas secas que desejar colocar, 1/2 xícara de nozes e amêndoas picadas. Asse em uma forma grande de furo no meio, untada e polvilhada com farinha, polvilhe com aveia ou gergelim, açucar e canela; e chame a galera!

Bolo de Banana

Imagem
Fácil demais, e o favorito da garotada! Bata na batedeira: 3 ovos, 1 xícara e meia de açucar, 6 colheres de sopa de manteiga ou margarina, gotinhas de essência de baunilha. Acrescente mexendo levemente: 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento, 2 e 1/2 xícaras de leite de vaca. Coloque a massa (ela é bem líquida) em uma forma retangular untada e polvilhada de farinha, cubra com fatias ao comprido de banana prata e polvilhe com canela. Leve ao forno em temperatura média, e chame a garotada!

Bolo de Festa

Imagem
Faça a massa dupla, molhe com o creme, recheie com seu recheio favorito, cubra com chocolate derretido e é só festa! Para a massa: 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de leite, 100 g de margarina, 1 colher de sopa de fermento. Bater os ovos com o açúcar. Mexer com o trigo. Acrescentar o leite fervente com a margarina e o fermento. Assar em forma grande untada e salpicada de farinha. Calda: 1 litro de leite, 1 lata de leite moça, 1 colher de sopa rasa de maizena, 1 xícara de açúcar. Ponha para ferver, fure a massa recém saída do forno e despeje a calda. Dá para molhar 4 massas. Recheio de côco: 1 lata de leite condensado, 1 medida de leite de vaca, 2 gemas, 1 pacote de côco ralado. Recheie e cubra com este creme, salpique com côco em tirinhas e enfeite com cerejas. Como variação cubra com 1 barra de chocolate ao leite derretido em banho-maria com 1 pacote de creme de leite. E divirta-se!

Bolo Nega Maluca

Imagem
Ando com saudades deste... Quando minha cozinha ficar pronta vou fazer! Fácil demais! Bater no liquidificador: 3 ovos, 3/4 de xícara de óleo, 1 xícara de chocolate em pó, 3/4 xícara de água morna ou leite, 1 e ½ xícaras de açúcar. Acrescentar mexendo bem: Caldo de meio limão, 1 pitada de bicarbonato de sódio (é para deixar o bolo bem escurinho),   2 xícaras rasas de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento. Para a cobertura e recheio leve ao fogo: 1 lata de leite condensado, 1/2 medida de leite de vaca, 2 gemas, 4 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó. Mexa bem todo o tempo e não deixe ferver, ao iniciar as bolhas tire do fogo para não talhar. Coloque a massa em forma média untada e polvilhada de farinha, caso queira fazer o bolo recheado prepare duas massas. Asse em forno de temperatura média. Recheie e cubra com o creme, e salpique chocolate granulado por cima. Agora é só servir!

Torta de Nozes com Baba de Moça

Imagem
Para minha filha mais velha, seu bolo de aniversário tem que ter recheio de baba de moça, e ela tem razão, é uma delícia! Para a massa bata na batedeira:   3 ovos, ½ xícara de manteiga, 2 e ½ xícaras de açúcar. Acrescente batendo levemente: 1 pitada de sal, 1 colher de chá de baunilha, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de nozes picadas, 1 colher de sopa de fermento. Dobre esta receita e coloque em duas formas médias untadas e salpicadas de farinha, asse em temperatura média até dourar. Para o recheio de baba de moça,  faça uma calda em ponto de fio (encha um colher e deixe escorrer, quando a calda fizer um fio está pronta) com: 2 xícaras de açúcar, 1 e ¼ xícaras de água. À parte misture: 7 gemas batidas até ficarem fofas, 1 xícara de leite de coco, 1 pacote de coco ralado. Adicione à calda morna e retorne ao fogo médio, mexendo até engrossar, sem deixar ferver. Para a cobertura: Derreta em banho maria 180 gr. de chocolate me

Torta de Banana Alemã

Imagem
É maravilhosa, mas uma bomba calórica! Coma com moderação. A receita original de minha mãe: Frite 15 a 18 bananas prata cortadas ao meio e as disponha em um pirex fundo e grande em camadas; Faça uma gemada com 5 gemas e 10 colheres de açucar batendo bem com uma colher, acrescente a esta gemada 1 xícara de leite mexendo levemente, coloque sobre as bananas no pirex; Bata em neve as 5 claras e acrescente 10 colheres de açucar, coloque em colheradas sobre as bananas. Coloque o pirex no forno em temperatura alta por cerca de 10 minutos, ou o suficiente para as claras ficarem douradas. Não deixe nada próximo acima do pirex, pois as claras vão aumentar consideravelmente. A minha variação: 15 a 18 bananas figo (marmelo) bem maduras cortadas em 3 tiras cada uma, 1 lata de leite condensado, 2 latas menos um dedo de leite de vaca, 5 gemas, 5 claras batidas em neve com 10 colheres de açúcar. Frite as bananas em pouco óleo numa frigideira teflon (caso queira uma sobremesa menos

Batatas ao Murro

Imagem
Adorei este nome! Esta receita vimos no programa do Jamie Oliver (adoramos o cara!), mas em Portugal descobrimos que ela é de fato portuguesa, eles são literais em tudo! Esta receita é facílima (ridícula!) e serve da acompanhamento para quase tudo. Cozinhe 1 kg. de batatas bolinha (eu cozinho no vapor) com casca. Esquente numa frigideira grande com teflon duas ou três colheres de azeite, e frite 4 dentes de alho amassados, junte alecrim, salsa, cebolinha, orégano, e o que mais você desejar de tempero, além das batatinhas! Então amasse ligeiramente as batatas com um amassador (daí o nome, aos murros!), na própria frigideira. Espalhe sal e pimenta do reino, deixe dourar virando de vez em quando. Pronto!

Pudim de Pão

Imagem
Existem muitas variações de pudim de pão, mas esta é a minha favorita, e também no curso de Estudos do Campo de Energia! Em uma forma grande de furo no meio, untada e polvilhada de farinha, arrume 4 ou 5 pães franceses dormidos com a casca levemente retirada, cortados em cubinhos (serve o pão que você tiver em casa - eu os guardo na geladeira). Despeje sobre eles, até cobrir, a seguinte mistura batida no mixer: 1 lata de leite condensado, a mesma medida e meia de leite de vaca, 4 ovos. Com a ajuda de uma colher abra buracos no meio da massa e coloque 1 colher de sopa de geléia de goiaba (ou outra de sua preferência), cobrindo-os novamente. Coloque para assar em temperatura média. Para variar ao invés da geléia coloque banana em rodelas, ou ameixas secas e uvas passas.

Bolo de Aipim com Côco

Imagem
Facílimo! Bata no liquidificador: 1 kg. de aipim cru descascado e cortado em pedaços (para o bolo ficar amarelinho use a mandioca amarela!), 3 ovos, 1 vidro de leite de côco, 1 pacote de côco ralado, a mesma medida de leite (ou até cobrir a mistura), 3 colheres de sopa de margarina, 1 xícara e meia de açucar. Despeje a mistura em assadeira média untada e polvilhada de farinha, polvilhe com canela e ponha para assar. Então é só deliciar-se!

Bolo Delicioso

Imagem
  Este é divino! Molhadinho com côco e bem gelado! Muito fácil também de fazer! Esta receita veio da saudosa dona Iolanda, amiga de meus pais, uma senhora paulista muito elegante, descendente de italianos. Para o Pão de Ló: bata na batedeira os ovos e a água até dobrar de volume, então bata levemente juntando o açucar, e depois a farinha e o fermento. 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 8 colheres de sopa de água ou suco de laranja, 1 colher de sopa de fermento em pó. Distribua em uma forma retangular média untada e polvilhada com farinha, e asse em temperatura média, deixando corar levemente. Depois fure-o com um garfo e despeje a seguinte mistura depois de fevida: 1 vidro pequeno de leite de coco, mesma quantidade de leite de vaca, 2 colheres de sopa de açúcar. Cubra com creme chantilly (faça-o batendo na batedeira um pote pequeno de creme de leite fresco até ficar firme), e por fim com 1 pacote de coco ralado em tirinhas

Rocambole de Pão de Ló

Imagem
Você também pode usar a massa de pão de ló para outros bolos! Para o Pão de Ló: bata na batedeira os ovos e a água até dobrar de volume, então bata levemente juntando o açucar, e depois a farinha e o fermento. 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 8 colheres de sopa de água ou suco de laranja, 1 colher de sopa de fermento em pó. Distribua em uma forma retangular grande untada e polvilhada com farinha, e asse em temperatura média, deixando corar levemente. Umedeça na água um pano de prato e polvilhe com açucar. Vire sobre o pano o pão de ló ainda morno (solte-o da forma antes), recheie usando uma espátula, e com a ajuda do pano enrole-o no sentido perpendicular ao lado menor. Polvilhe o rocambole com açucar. Recheio de goiabada: derreta 400 gr. de goiabada cortada com 1/2 xícara de água em uma panela no fogo. Recheio de doce de leite: cozinhe uma lata de leite condensado na panela de pressão (com água suficiente para cobri-la), por

Bolo de Fubá com Queijo

Imagem
Este bolo é delicioso, no meio se forma um creme. Bata na batedeira: 3 xícaras de açúcar, 100 gr. de margarina (4 colheres de sopa). 3 ovos. Acrescente batendo levemente: 1 e ½ xícaras de fubá, 3 colheres de sopa cheias de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento, 3 xícaras de leite, 4 colheres de sopa de queijo parmezon ralado (de preferência compre o pedaço de queijo e rale em casa, é muito melhor!), 1 xícara de água (por último). A massa é quase líquida, assar em forma rasa untada e polvilhada de farinha. 

Bolo de fubá com leite de côco

Imagem
Este bolo é um clássico da cozinha das vovós, e fofíssimo! Simples de fazer e perfeito para um lanche da tarde! Faça em uma forma grande furada no meio e salpique de canela. Na batedeira: 2 xícaras de açúcar (pegue leve!), 200 g de manteiga (8 colheres de sopa), 3 ovos. Acrescente e bata levemente: 2 xícaras de farinha de trigo (rasas), 1 xícara de fubá, 1 pitada de sal, 1 garrafa pequena de leite de coco, 1 colher de sopa de fermento em pó. Asse em forma untada e salpicada de farinha, e bom apetite!

Bolo Bobo

Imagem
 Estamos entrando na sexta semana com a cozinha acampada na churrasqueira, enquanto a verdadeira está em reforma! Mais parece o acampamento do Capitão Herculano, aquele do Cordel Encantado (embora o dele fosse mais chique né!). Mas, mesmo assim, aqui vai mais uma receitinha da vovó! Este é um bolo básico, tão básico que o chamo de bolo bobo! Incremente-o com raspas de limão ou laranja, e o que mais desejar! Na batedeira: 200 g de manteiga (8 colheres de sopa), 2 xícaras de açúcar, 3 ovos, Acrescente batendo devagar: 3 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento, 1 xícara de leite ou suco de laranja. Asse em forma com furo no meio, untada e polvilhada de farinha, em temperatura média. Para o bolo ficar esperto: faça um calda com o caldo de 3 laranjas e 1 xícara de açucar, quando ferver despeje sobre o bolo furado com o garfo, cubra com côco ralado. Bom apetite!

Cheesecake (fala sério!)

Imagem
Receita gentilmente cedida pelo Dr. Gustavo, Gugu para os amigos! Minha filha Iazsmin adorou e pediu a receita para ele, e aqui vai ela. Para forrar a forma (média, aquelas que soltam o fundo): 1 pacote de biscoito maizena ou maria triturado no liquidificador (aos poucos!); 200 gr. de manteiga levemente derretida. Misture bem e forre o fundo e laterais da forma amassando com os dedos. Recheio: 1 pote de creme de leite fresco (~300 ml) batido na batedeira até virar chantilly; 3 potes de cream cheese Philadelphia ou 400 gr. de cream cheese Polenghi; umas gotinhas de essência de baunilha; suco de 1/2 limão; 1 xícara de açucar. Misture os quatro últimos ingredientes e bata-os levemente com o chantilly já preparado. Variações: Use biscoito de chocolate para forrar a forma; derreta goiabada para a cobertura; ou enfeite com frutas. Recheie a forma e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Na hora de servir espalhe por cima geléia de frutas (escolha sua preferida), e bo