Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

domingo, 16 de outubro de 2011

Massa Folhada


Com esta massa faça tortas doces ou salgadas; enrole para fazer uma apfelstrudel, ou enrole com recheio salgado (de palmito, camarão, bacalhau, frango, presunto e queijo...); ou forre a forma, recheie e cubra com o restante, pincele com gema e um pouquinho de óleo e leve para assar. Não precisa untar a assadeira.

Para salgadinhos corte em quadrados de 6 cm, recheie com  pedacinhos de queijo e goiabada, ou presunto e fios de ovos, ou damasco e queijo provolone; vire duas pontas para cima fixando-as uma na outra, pincele com gema e um pouquinho de óleo, e leve para assar em uma grande assadeira (não precisa untar).

Sugiro que você faça a massa dupla, depois de pronta use a metade e congele a outra metade enrolada em filme plástico para usar um outro dia.

Para uma massa:
250 g de farinha de trigo,
2 colheres de sopa de manteiga (não use margarina!),
2 gemas,
1 copo pequeno de água com sal.

Mistura-se com as pontas dos dedos, por último junte aos poucos a água até dar o ponto. Abre-se esta massa com a ajuda de um rolo com 1 cm de espessura, e espalha-se por cima a seguinte mistura com a ajuda de uma espátula:

200 g de farinha de trigo,
200 g de manteiga (não use margarina!).

Enrolar como rocambole, e então abrir para utilizar. É ótima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...