Este é meu sexto blog, nasce hoje, dia 4 de outubro de 2011, em homenagem ao septuagésimo quarto aniversário de minha mãe Teresinha, a quem chamamos de Teresa. Ela cozinha maravilhosamente bem, e embora não faça coisas excepcionais, sempre "senti" em sua comida seu amor por nós. Talvez por isso eu tenha desde cedo tomado gosto pela cozinha (simples! nada sofisticada), e faço até hoje as refeições de minha família.

Então aqui vão as receitas de minha mãe, acrescidas de algumas que também juntei por aí, mas aviso que são todas simples, bem fáceis de fazer, mas que enchem a boca e o coração de delícias e alegrias!

Bon appétit!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Torta de Banana Alemã


É maravilhosa, mas uma bomba calórica! Coma com moderação.

A receita original de minha mãe:

Frite 15 a 18 bananas prata cortadas ao meio e as disponha em um pirex fundo e grande em camadas;
Faça uma gemada com 5 gemas e 10 colheres de açucar batendo bem com uma colher, acrescente a esta gemada 1 xícara de leite mexendo levemente, coloque sobre as bananas no pirex;
Bata em neve as 5 claras e acrescente 10 colheres de açucar, coloque em colheradas sobre as bananas.

Coloque o pirex no forno em temperatura alta por cerca de 10 minutos, ou o suficiente para as claras ficarem douradas. Não deixe nada próximo acima do pirex, pois as claras vão aumentar consideravelmente.

A minha variação:

15 a 18 bananas figo (marmelo) bem maduras cortadas em 3 tiras cada uma,
1 lata de leite condensado,
2 latas menos um dedo de leite de vaca,
5 gemas,
5 claras batidas em neve com 10 colheres de açúcar.

Frite as bananas em pouco óleo numa frigideira teflon (caso queira uma sobremesa menos calórica), e disponha as fatias em um pirex grande retangular ou oval. Faça um creme levando ao fogo numa panela, o leite condensado, leite de vaca e gemas; mexa sem parar em fogo baixo até o creme começar a borbulhar (sem deixar ferver, pois então o creme pode talhar). Despeje este creme sobre as bananas, e as claras em neve por cima em colheradas. Coloque no forno na temperatura alta por 10 minutos, ou até as claras dourarem.

Coma quente ou frio, e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...